segunda-feira, junho 04, 2007

Fazer o bem

Lembro de estar na Universidade (há uns 15 anos… uhuuuuu., como o tempo passa) e os estudantes de Medicina promoverem uma recolha de sangue. Nunca tinha participado e, por isso, entrei logo na fila.
Após muito tempo, quando cheguei à mesa, uma das moças me olhou de cima a baixo. Fiquei incomodada, afinal, eu não ia para nenhum concurso de miss para ser assim avaliada. E ela: “Suba naquela balança”. Subi. O visor apontou para os 47 quilos. “Não… você não pode doar sangue”. E eu, muito mais incomodada: “Por quê?”, e ela: “Deve engordar mais três quilos antes de doar sangue. O mínimo é 50”.
Saí ruborizada, afinal, eu nunca tinha chegado perto dos 50…

15 anos depois e 12 quilos a mais

Afinal, já consegui doar sangue. Só não o faço mais por causa das viagens ao Brasil. A cada vez que vou à terrinha são dois anos de quarentena.
Este fim-de-semana, consegui realizar outro objectivo: entrar na listagem internacional de dadores de medula. Aproveitei a reportagem da iniciativa, feita num colégio e a favor de uma professora com leucemia, para poder fazer a doação.
Não dói (só ficou um roxinho, mas porque sou super-branquela), não custa nada e você se sente super-bem com a possibilidade de poder vir a salvar uma vida.
Eu recomendo.
Por favor, não se iniba. Faça a sua parte e doe.

Maiores informações no:

Centro de Histocompatibilidade do Centro
Praceta Prof. Mota PintoEdifício S. Jerónimo - 4º piso - Apartado 9041 3001-301 Coimbra
Tlf: 239 480700Fax: 239 480790
e-mail: geral@histocentro.min-saude.pt

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns filha!!
Como dizia meu pai...faz o bem sem olhar a quem...te amo.
Beijos.

Adriana disse...

Oi! O Hotel em Fuerteventura se chama Barceló Jandia Mar, não confundir com o Barceló Jandia Playa, que é bem mais caro ( e é exatamente igual, só é mais caro porque é mais perto da praia ). Um abraço, Dri na Holanda

Eira-Velha disse...

Também faz bem postar mais alguma coisa, não?
Beijo do Tio

Anónimo disse...

amei a coisa do ' não esquece' , que vc escreveu no blog. lindo! obrigada por compartilhar!!! beijo